Muitas reflexões nestas últimas semanas. Lembrei muitos acontecimentos do meu passado e de como algumas circunstâncias da vida me ajudaram a encontrar e entender melhor o meu propósito na vida e meus sonhos. Entre as lembranças, histórias de algumas pessoas que encontrei na minha caminhada pela vida e que me deixaram muitos aprendizados.
Então, me perguntei: o que me ajudou a aprender de todos esses mestres?
E descobri que aprendi cedo a saber “conversar”. Mas o que isso significa para mim?
Primeiro, saber escutar quem tenho na minha frente. E saber escutar quer dizer deixar de lado minhas crenças, minhas inquietudes e minhas próprias interpretações da vida e escutar ao outro a partir da minha alma, sem fazer qualquer julgamento e tratando de compreender o que o outro quer me dizer, neste momento.
Em outras palavras colocar meu corpo, minhas emoções e minha fala a serviço da escuta. Colocar todo o meu ser a serviço de quem estiver diante de mim e quiser me dizer algo, seja a minha esposa, um subordinado, minha filha, um amigo, etc.
Em resumo, deixar meu ego de lado e escutar com a minha alma.
A outra face da conversa é quando tento dizer algo a alguém. Não sei o porquê, mas esta é a parte mais difícil de aprender. Para mim foi assim!
Eu não entendia que devia fazer isso da mesma maneira como escuto. Em um espaço de tranquilidade, com emoções positivas e um corpo que reflete paz e abertura. Não com alguém demonstrando autoridade ou menosprezo.
E, logicamente, não com emoções negativas, por exemplo, raiva ou tristeza.
Falar as palavras certas no momento certo é uma arte podemos desenvolver com muita prática e experiência, porém, esta arte precisa sempre estar recheada do amor pelo outro.
Portanto, quando tivermos clareza de que nossas conversas são uma dança entre duas pessoas, uma arte que há de se praticar com carinho e disciplina e, também, um catalisador de possibilidades e oportunidades, entenderemos o desafio diário de buscar novos encontros que gerem novas conversas.
Por meio dessas conversas, vamos nos deparar com novos desafios, vamos encontrar novos caminhos a percorrer e estaremos, pouco a pouco, ampliando a nossa consciência e a nossa visão do mundo. É o melhor de nós criando uma nova realidade.
No fundo, precisamos acreditar firmemente que a vida nos guiará para que, no momento justo, tenhamos a conversa que nos abra cada oportunidade que estivemos procurando.
Assim, no caminho da sua vida, procure loucamente por novas conversas e tente escutar mais do que falar. Assim, quando você precisar dizer algo, que seja para abrir outra conversa, na qual tenha que escutar novamente… Desta forma, conseguirá ser uma pessoa cada vez mais sábia, porque, normalmente, é mais sábio quem escuta com a alma e fala com o silêncio.
Comments