CONSTELAÇÕES
FAMILIARES
O QUE SÃO AS CONSTELAÇÕES FAMILIARES?
É um trabalho terapêutico, sistêmico e fenomenológico que une um conjunto de conhecimentos e experiencias práticas de seu criador e reflete sobre a influência dos nossos relacionamentos em todos os aspectos de nossas vidas.
O fundador e criador desta abordagem foi Bert Hellinger, psicoterapeuta e filósofo alemão. Ele observou que muitas vezes temos sofrimentos no presente que são repetições de acontecimentos difíceis do nosso passado ou do passado de nossos familiares. Esta recorrência acontece por causa da nossa lealdade ao sistema que fazemos parte.
Ele descobriu ao longo de 30 anos de trabalho determinado, sério e devotado uma série de leis ocultas que atuam sobre as pessoas, grupos, famílias e nações. Essas leis ou ordens vêm sendo ignoradas por toda história, causando grandes distúrbios, conflitos e dores em escala individual e coletiva. Estas “ordens do amor” são:
-
A primeira é a pertinência: Todos têm o igual direito de pertencer ao sistema familiar.
-
A segunda orden se refere ao equilíbrio entre dar e receber.
-
A terceira orden diz que há uma hierarquia de tempo: os mais antigos vêm primeiro e os mais novos vêm depois.
As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.
O trabalho da constelação é simples e poderoso, pois atua com questões essenciais da vida como o relacionamento familiar ou também a situação de nossos relacionamentos em qualquer outros sistemas (empresa, grupos etc.) O processo ajuda a revelar o que nos enreda em nosso destino, e nos destinos de outros membros do sistema, bem como os efeitos desses envolvimentos.
“Muita gente julga que o amor tem o poder de superar tudo, que é preciso apenas amar bastante e tudo ficara bem. (...) Para que o amor de certo é preciso que exista alguma outra coisa ao lado dele. E necessário que haja o conhecimento e o reconhecimento de uma ordem oculta do amor”.
Bert Hellinger
Você quer trabalhar algum tema? Está sentindo que dentro de você existe algo lhe incomoda e está relacionado aos seus relacionamentos?